domingo, 11 de julho de 2010

Procura-se um nerd!

Tudo bem, todo mundo sabe ou desconfia: o Causarum Cognitio é um blog nerd (a começar pelo nome) formado por três quase cientistas também nerds. Dois físicos e um matemático! Somos apaixonados por ciência, nos divertimos com piadas que ninguém mais entende, adoramos padrões (mas também adoramos caos) e outras estranhezas científicas; não entendemos o porque das pessoas acharem que matemático é especialista em raíz quadrada e físico é quem trabalha em academia e dá aula de futebol na escola e aí por diante. Mas também nos achamos espertos o bastante (embora exista uma boa chance de não o sermos) para falarmos sobre coisas um pouco além da ciência, como fazemos aqui no blog. E é claro que eu concordo que não andamos postando muita coisa, mas sempre temos a desculpa de não termos tempo (e não temos mesmo) por conta da corrida vida acadêmica dos típicos estudantes de pós graduação. Um de nós é maluco e certamente precisa de ajuda especializada; o outro - embora não seja mulherengo e já esteja no doutorado - é sossegado e diz pra gente relaxar porque sempre acha que tudo vai dar certo (só porque ele quer) e o último é moderado e esperto o bastante para cuidar dos outros dois sem perder seu "quê" de cientista. Lembraram de alguma coisa? É claro que não! Falta-nos um último nerd - de preferência um que não fale com mulheres -, para sermos quase  uma cópia perfeita (bem menos inteligente, apesar de tudo) dos meninos do engraçadíssimo seriado The Big Bang Theory!


The Big Bang Theory é uma série que foi ao ar em setembro de 2007 e narra o dia-a-dia de quatro gênios do Caltech: Sheldon, Leonard, Howard e Rajesh, e o relacionamento dos rapazes com Penny, a garçonete loira vizinha de Sheldon e Leonard, por quem este último é apaixonado. Além da comédia, que é realmente muito boa (pelo menos quando podemos compreender as elaboradas piadas da série), a série mostra o estereótipo típico de muitos cientistas e diverte o público brincando com as manias e costumes esquisitos desse pessoal.

Um pouco menos engraçada e mais famosa que The Big Bang Theory é a consagrada série House M.D., uma série (a meu ver científica) que tem como plano de fundo o método científico, conduzido muito cruamente por Dr. House, o antipático, porém gênio, médico que dá nome a série.



"Dr. House"


Mas o real objetivo desde post não é procurar um nerd (eu apenas achei que esse título seria divertido) , mas sim servir de "post-piloto", como se diz no mundo das séries sobre o primeiro episódio. A idéia é apresentar algumas séries e documentários científicos aqui no Causarum, ou pelo menos algo como uma sinopse  de produções que por vezes não são tão conhecidas, mas que são maravilhosos trabalhos em nome da ciência. A primeira delas será Cosmos, de Carl Sagan, e não poderia ser diferente. Cosmos certamente é a maior e melhor série científica de todos os tempos! Se ninguém nunca ouviu falar em Cosmos, ou em Sagan, fica o convite para o próximo post sobre séries científicas! Em seguida falaremos um pouco sobre a série de Marcus du Sautoy, um membro da Royal Society of London que é responsável por fazer divulgação científica pela instituição, e que será em paralelo aos posts sobre matemática que estou escrevendo (será que alguém está lendo!?).  Mas façamos uma coisa de cada vez. Até a próxima pessoal!


2 comentários:

  1. Primeiramente, gostaria de parabenizá-los pelo belo trabalho que vocês vêm fazendo aqui nesse blog. Assim como o Rodrigo, sou matemático, e tenho-o como um grande amigo. Por ter escolhido a área de exatas, confesso que não sou muito inclinado às leituras. Entretanto, gosto muito de ler os artigos que vocês postam aqui no blog. Certamente são assuntos que me interessam, muito bem redigidos e quiçá dignos de serem publicados em outros meios de comunicação.
    Este último post chamou-me muito a atenção! Sou fanático pela série "The Big Bang Theory" e não vejo a hora da quarta temporada entrar no ar (somente em setembro de 2010)... É legal saber que, assim como eu, outras pessoas se identificam ao assistir essa série, e também outras que exploram a ciência como "motor cognitivo" dos personagens principais. Além disso, é bom saber que eu não sou o único que ri das piadas e sarcasmos que os personagens abusam a todo momento. Vamos combinar que essas séries foram feitas para nós, vocês não acham?
    Enfim, seguramente afirmo que nossa "casta", se assim posso referir-me às pessoas "apaixonadas por ciência", está muito bem representada nesses divertidíssimos seriados. Mal posso esperar pelos próximos posts... Bom trabalho!

    ResponderExcluir
  2. It's getting funny.... rs......
    então, estou esperando ainda uma resposta para minha questão, será que deixei-a clara? rs....
    amadurecendo a idéia para um post sobre isso, aguarde aí quem sabe poderemos discutir! até!

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br